Google Discovery | Google Talk | Discovery Music | Equipe


terça-feira, março 13, 2007

Criador do primeiro sistema de busca trabalha no Google

Por Rene Fraga

Matthew Gray é o criador de "Wanderer, o primeiro agente autonomo da web, usado para rastrear o crescimento da web desde 1993". Os dados estão disponíveis online e mostram que em Junho de 1993 haviam apenas 130 sites(somente 2 domínios .com), mais informações de atividade na internet pode ser encontrado no FTP.

Baseado neste sistema de busca, Matthew crou Wandex, o primeiro sistema de busca da internet. "Não era muito bom, a web era muito pequena. Um ano depois, muitos outros sistemas de busca apareceram. Mas, eu tenho orgulho de ter sido o primeiro" diz Matthew.

Agora ele trabalha no Google. "Depois de alguns anos, eu iniciei uma empresa de estatísticas da web, depois entrei no mundo do hardware, e iniciei uma empresa especializada em localização de wireless. Agora, eu tenho um círculo completo. Em fevereiro, iniciei meu trabalho no Google em Boston. O primeiro mês foi ótimo e o Google é uma empresa notável."

A última coisa que ele fez foi mapear o mundo, procurando por localizações de frequências mencionadas em livros que estão no índice do Google. "Eu quero mostrar a Terra vista pelos livros, onde menções individuais combinadas podem trazer uma nova interpretação do globo. A intensidade de cada pixel é proporcional ao número de vezes em que as coordenadas de localização são mencionadas através de todos os livros do Google Books Search."


Fonte: Google Operating System

Marcadores: , ,


Comentários: Postar um comentário



<< Home