Google Discovery | Google Talk | Discovery Music | Equipe


sábado, dezembro 30, 2006

História do 1º servidor do Google

Por Rene Fraga

Em 1996, Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da universidade de Stanford, trabalhavam num projeto de digitalização de biblioteca(Digital Library Project) e necessitavam de uma grande quantidade de armazenamento para testar seus algoritmos do Pagerank em dados da internet. Naquela época, os maiores HDs tinham apenas 4 GigaBytes de armazenamento, Page e Brin colocaram 10 HD's em um gabinete de baixo-custo criando um total de 40 GigaBytes de armazenamento.

Em novembro de 1999, Google Inc. dono de um dos principais motores de busca na internet, providenciou a substituição da capacidade de armazenamento do projeto Digital Library Project para que o Google pudesse mover este equipamento montado por Page e Brin para seu espaço especial com a história da empresa.

Em Setembro de 2000, Google mudou para Mountain View, operava 5000 PCs para busca e varredura da internet, usando o sistema operacional Linux.

Descubra mais fotos do primeiro servidor do Google >>
[Foto] [Foto] [Foto] [Foto] [Foto] [Foto] [Foto]

Marcadores: , ,

Jogo "Mars Sucks" para Google Earth

Por Rene Fraga


Mars Sucks é um game para Google Earth, criado por “uma equipe da Intel com foco em desenvolver um video-game usando como plataforma o Google Earth”. Você pode jogar este game através deste arquivo KMZ e executá-lo no Google Earth. O jogo é simples, mas você precisa ter noção de alguns fatos geográficos.

Marcadores: , ,

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Brasil pode ganhar investimentos do Google em 2007

Por Rene Fraga


A Google Foundation, parte do Google.org, está planejando desenvolver um carro híbrido, com parte do 1 bilhão de dólares destinado para planos de caridade. O objetivo é desenvolver um combustível extremamente eficiente que possa fazer um carro andar 100 milhas(160 quilômetros) por galão, e que possa se "fundir" com o etanol, eletricidade e gasolina.

O Google tem como objetivo neste ramo reduzir a dependência em petróleo, diminuindo os efeitos do aquecimento global.

Nota: Os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, estiveram no Brasil em janeiro e visitaram o grupo paulista Cosan, dedicado à produção de álcool e açúcar. "Estamos preocupados com os mercados de energia e com o ambiente global. Nos interessa ver o futuro das fontes de energia", disse Brin. "Acabamos de voltar de Davos e vimos como o Brasil tem um papel importante nessa área", afirmou Page. Brin e Page ficaram surpresos na época com o álcool combustível Etanol.

Marcadores: , ,

Comece 2007 desorganizado com Google Desktop?

Por Rene Fraga


O Google Inglaterra está exibindo uma estranha mensagem para captar novos usuários para o Google Desktop: "Comece 2007 desorganizado. Use o Google Desktop para encontrar seus arquivos." Será um erro ou uma nova estratégia do Google?

Nota: O Google Brasil também está exibindo uma chamada para o Google Desktop mas não está usando a mesma estratégia: "Em 2007, organize-se com o Google Desktop."

Marcadores: ,

Orkut: mais de 18 horas fora do ar

Por Rene Fraga

Diversos usuários estão entrando em contato com o Google Discovery requisitando informações sobre o Orkut que permanece em manutenção. De acordo com o Googlified, o Orkut deve estar passando por um grande update pois é a primeira vez que o produto fica mais de 18 horas com a mensagem "em construção".

Update / 16h40: Orkut voltou a funcionar sem novidades aparentemente.

Marcadores: ,

Google informa sobre problemas no Gmail

Por Rene Fraga

Diversos usuários (60 de acordo com o Google) tiveram uma experiência que poderia quebrar a confiança em ter uma conta no Gmail. Esses usuários reportam que todos os e-mails e contatos em suas contas no Gmail foram deletados sem explicação. Michael Arrigton do blog TechCrunch recebeu uma resposta do Google:

"Nós vimos seu post sobre o Gmail e queremos deixa-lo informado sobre o que aconteceu. Infelizmente, um pequeno número de usuários - por volta de 60 - perderam todos os seus e-mails no dia 18 de dezembro. Após a descoberta do problema, nós temos trabalhado dia e noite para confirmar que apenas algumas contas foram afetadas e restabelecer todas as contas.

Nós também queremos pedir desculpas e informar que estamos trabalhando junto aos usuários afetados para que todos voltem a ter seus e-mails e contatos através de nossos backups. Nós sabemos quanto o Gmail é importante para nossos usuários - nós também utilizamos o mesmo sistema em nosso e-mail corporativo. Nós temos uma rotina intensiva para proteger os e-mails armazenados no Gmail e nós voltamos a afirmar que é um incidente pequeno e isolado."

Apesar do Google não confirmar o motivo do problema, diversos sites na internet afirmam que o bug corrigido na versão 2.0.0.1 do Firefox pode ser o motivo do incidente.

Marcadores: , ,

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Terabytes de Google dados

Por Rene Fraga

Google divulgou no Google Labs um documento sobre um "Sistema de Distribuição e Armazenamento para Dados Estruturados"("Bigtable: A Distributed Storage System for Structured Data") voltado para grandes quantidades de dados. Ao exemplificar algumas compressões de dados, foi revelado a quantidade de dados que o Google armazena atualmente em alguns dos seus principais serviços:

Google Search Crawler: 850 TB
Google Analytics: 220 TB
Google Earth: 70.5 TB
Personalized Search: 4 TB
Google Base: 2 TB
Orkut: 9 TB

Marcadores: ,